terça-feira, 27 de abril de 2010

.mulheres

Eu não agüentei e tive que fazer um post muito polêmico. Depois de religião, futebol e política, falar de mulheres talvez seja o quarto assunto mais polêmico que podemos discutir.
As razões pata tal post é a minha convivência, experiência e conselhos ao longo destes 27 anos.

Falar de mulheres pode parecer um assunto muito complicado, mas a minha tentativa é tentar desmistificar um pouco toda esta história. Dizem que as mulheres são seres incompreensíveis e totalmente instáveis.

Mulheres são julgadas por suas reações e emoções diante de algumas situações. Por causa de algumas atitudes exaltadas (popularmente conhecidas como “tempestades em copos dágua”). Muitas pessoas, na maioria homens, não conseguem entender estas atitudes. Às vezes são tão diferentes umas das outras que acabam gerando esta idéia de extremos. Pensando bem, por que elas agem dessa forma? Alguém conhece alguma mulher que não seja extremista? Elas amam com toda força, (e odeiam também), fazem tudo com amor e são extremamente detalhistas. Este extremismo acaba causando todo este mito de que elas são instáveis. Sofrem com a angústia dos acontecimentos, não têm paciência com o tempo. Já experimentou dizer para alguma que o tempo é o melhor remédio? Elas escutam, aceitam e isso nem sempre significa que concordam. Se o tempo girasse como elas desejam tudo seria mais rápido, fácil e indolor. Seria como tirar o esmalte da unha porque ela não gostou da cor. E a TPM? Esse sim é tabu. Qualquer coisa que saia do controle é culpa da coitada. Em alguns casos é verdade mesmo, a TPM tem o dom de modificar uma mulher. De transformar uma donzela em um dragão. Mas tem justificativa, afinal sofrer com cólicas e ainda não ser compreendida por isso deve ser realmente estressante.

Mas a parte mais difícil para se falar de uma mulher é o relacionamento. Tantas sofrem por causa disso. Na maioria das vezes elas acabam sofrendo sozinhas. Culpa do medo, insegurança, traumas, dentre outras várias razões. Mas será que algum homem já notou que as mulheres sempre procuram basicamente as mesmas coisas? Elas querem se sentir seguras, amadas, receber elogios, serem notadas e o que acho mais importante, as mulheres querem ser ouvidas. Elas querem falar de qualquer coisa mesmo que não entendam nada sobre o assunto. Querem que o ouvinte esteja atento a elas, mesmo que estejam reclamando do corte que o cabeleireiro fez na vizinha de cadeira e que ela achou horrível. Elas querem poder dizer o que sentem, o que as faz sofrer e na maioria das vezes demonstrarem se estão felizes ou não. A sensação de estarem sendo ignoradas só aumenta a insegurança. Por isso que elas acabam tendo atitudes tão extremas. Se você não ouvir nunca conseguirá entender o porquê. Lógico que não é simplesmente falando e ouvindo que todos os problemas estarão resolvidos. Certas ocasiões necessitam de outras atitudes para que sejam resolvidas. Mas no geral o que todas precisam exercitar é a serenidade. Isto sim trará um pouco mais de tranqüilidade para as decisões. Cuidar de si mesma, aprender a se gostar. Depois disso é partir pra guerra novamente

Outra coisa que ouço dizer é sobre a famosa mania que as mulheres têm de não decidirem o que querem fazer (famoso “c* doce”). Mulheres quando se relacionam (na maioria dos casos) levam o relacionamento a sério. Cada pretendente pode mesmo vir a ser o futuro marido. Por isso elas às vezes pensam bastante e em outras ocasiões nem tanto. Nem todas as mulheres saem fazendo test drive em todo mundo que encontram. Algumas necessitam ser conquistadas, daquele pouco mais que elas sabem que pode ser feito. Nesses casos o mais correto é agir da forma que a situação exige. Seja avançar o sinal, desistir ou simplesmente conquistá-la e, então esse problema não será mais delas, mas passará a ser de quem será possível candidato ou não.

E que tal a reciprocidade (famoso “ele não me ligou”). Tem mulheres que acham que este é sinal de que não vai dar certo, ele não gosta de mim, o que eu fiz de errado? Às vezes a pessoa não está afim mesmo, não está preparada ou simplesmente tem um tempo diferente. Qual a média de tempo que se espera pelo retorno da ligação? 1 hora, um dia ou uma semana? Isso vai de acordo com a intensidade em que a mulher deseja receber retorno. E se ele não liga? Porque as mulheres não ligam de volta? Essa eu queria ouvir delas mesmas.

Ele não ligou, não fala mais comigo e não se decide (famoso “e agora?”). Mulheres quando chegam nesta fase vão enlouquecer ou saem ilesas. Na maioria das vezes enlouquecem. Vem a solidão, depressão, e a auto-estima vai ao chão. Existe sempre aquela sensação de algo errado acontecendo com elas. Em seguida vem a culpa. Dias em prantos e bate uma sensação de estarem sendo feitas de bobas. Bate aquela vontade de comer um pote de sorvete ou de sair e encher a cara. Ficam loucas e, então vem a ressaca moral e a realidade, caem aos prantos novamente. E um dia independente desta sucessão de fatos. Elas acordam e aquela pessoa sumiu. Partem para outra e a história pode se repetir. E mais uma vez no e agora? Agora pergunto eu! O que fazer? Infelizmente eu não sei essa resposta, mas vamos nos basear nas tentativas de erros e acertos e quem sabe uma hora dá certo não é?

Um assunto comum que tratei também com algumas mulheres ao longo do tempo é a escolha de seus parceiros (famoso “dedo podre”). Este assunto é recorrente, pois é normal essa pergunta. É capaz mesmo que alguma mulher tenha mesmo o dedo podre? Ou será que elas preferem os cafajestes? Isso eu ainda não consegui descobrir. Acho que vale um estudo para poder comparar. O problema é por onde eu começo.

Se este post tiver sentido voltarei a escrever sobre esse assunto, mas se ele não tiver nenhum sentido, prometo nunca mais escrever sobre isso! Para isso preciso que as mulheres me digam se identificaram-se ou não com o texto acima. Alguém pode me ajudar?

14 comentários:

Victor disse...

Li na expectativa de encontrar uma resposta. Mas são só hipóteses e constatações que não ajudam muito. Amanhã elas dominam a gente de novo e a gente volta a pensar no assunto. E depois, e depois... Paciência. Vale o sacrifício, pq "Mulher é tudo de bom". (Slogan chupado do Pedigree).

Paula disse...

Hahaha Rô, vc tem futuro. Existe mulher de todo o tipo. Existe mulher que passa por varias dessas experiencias...enfim...tudo acontece...agora dedo podre é fogo..rs..existe sim e eu tenho hahahaha...beijos

Lálika S. disse...

Claro que tem sentido! Acho que vc conseguiu sintetizar várias de nossas características em um texto! Mas uma coisa eu digo, nós somos uma caixinha de surpresas...

cristina disse...

é meu nego, as mulheres... mas por mais que pareça, não somos tão complicadas assim! o negócio é entender os sinais. :P
mulher gosta de ser ouvida sim, mas o mais importante, gosta de desabafar, falar tudo, detalhe por detalhe, xingar o vizinho, a sogra, a tia, a mãe e a puta que o pariu... mas não precisa de soluções, conselhos e bla bla bla... ao vomitar mil e uma palavras não procuramos alguém pra nos dizer o que fazer e se fizer isso geralmente só irrita ainda mais. o negócio é ouvir, ouvir de verdade e entender. as soluções nós mesmas temos, só precisamos colocar toda essa raiva pra fora. geralmente sabemos o que fazer ou como solucionar as coisas. mas sim, esperar que o tempo resolva, é realmente um tormento, apesar de reconhecermos a importancia, queremos tudo no seu lugar o quanto antes possível.

as mulheres são expressivas, intensas e como vc descreveu, extremistas. amam (e odeiam) pra valer... com ou sem tpm, sai da frente!!!
mas acima de tudo, as mulheres são especiais, não? o que seria desse mundo sem elas?

mas vc tá no caminho, rodo! :) diria que vc é um bom observador do sexo oposto, mas ainda tem alguma coisa que aprender, não? todos temos, inclusive nós sobre nós mesmas! :)

valeu meu querido! manda ver no blog, gostei da ideia, e ve se passa no meu pra comentar também... hehehe... beijones! :*

cristina disse...

ah, e o famoso c* doce, é porque a gente gosta de homens decididos, que tomem a iniciativa e convidem para algo, decidam o que fazer. pois quando a gente sabe o que quer, vai e faz! :)

Rodolfo Silva disse...

Bom... resumindo, a Cris disse tudo o que faltava. E vindo de você pode ter certeza que é um belo de um elogio. Aprender, tenho muito mas muito mesmo. Graças ao convívo com mulheres como vc tenho aprendido boas coisas. O mundo sem mulheres, credo, é melhor nem pensar! Afinal vocês que dão mais beleza a tudo isso não é verdade. Gostei do seu comentário afinal você é uma mulher e tanto! =)

cristina disse...

ahhh rodox! que fofo você! :)
obrigada mesmo... aliás, obrigada pela força que você sempre me dá e me deu, desde os tempos de facool, né? como diz meu pai, é na universidade que a gente arruma amigos que são pra toda vida. e tenho certeza que você é um deles na minha! :) beijão enorme cheio de saudade! :*

Lucas Estrada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina disse...

Rodox, vire psicologo!!! VIRE E GANHARAS RIOSSSS DE DINHEIRO. Te juro.

Alberto disse...

Certamente alguém pode lhe ajudar... Só falta alguém aparecer.

Alyne disse...

uma hora ou outra na vida as mulheres se encaixam em algumas dessas características... vc esqueceu de dizer que quando elas querem uma coisa, não há quem segure, e nisso não apenas no quesito relacionamentos, em tudo...

e claro, tem mulher/homem que não tá nem ai pra nada e só quer saber de sexo, e como tem homem que vira uma mulherzinha perto delas...

gostei do texto, me identifiquei com algumas coisinhas ai, hehehe

Natália Calvoso disse...

Olha, você conseguiu fazer várias observações pertinentes e que, apesar de serem simples, elas não são tão óbvias para vocês homens. Acho que tem vários temas ai que podem ser desenvolvidos. Nós não somos loucas, só precisamos de comunicação clara, sinceridade. É fácil. hehe
Beijo! Gostei bastante do post. :)

Rafaella Mózena disse...

Se eu, como mulher, pudesse citar cada ponto comentado no texto, eu o faria. Porque mulher gosta de falar...e de ser ouvida(acima de tudo).
Uns dos tópicos que, em minha modesta opinião, devem ser citados:
As TPM, por exemplo, conhecida como Tensão Pré-Menstrual, ou então Síndrome Disfórica Pré-Menstrual(sim, eu já pesquisei) é um desequilíbrio HORMONAL, portanto não são "só" as dores que nos aflinge ou que preocupa tanto vocês, homens(o buraco é realmente mais embaixo).
Existe homem, hoje em dia, que ainda liga no dia seguinte?? SIM, mulheres, existe! Se neguinho se interessou, ele vai ligar! Se não for no dia seguinte, será no outro, então tenham calma! Se não for esse bofe, será o próximo.
Homens: entendam que o mundo não gira em torno do umbigo de vocês e que nós mulheres, independentes, podemos SIM ligar, SE ESTIVERMOS INTERESSADAS. Porque acredito que, se existe, a porcentagem de mulheres que liga só para o tal "sexo casual",é bastante pequena. Sim, por serem intensas, por merguharem de cabeça e por fazerem tempestade em copo d'água.
O tal do "dedo podre". As mulheres gostam de disputa. O que é fácil, qualquer uma pode conseguir. E se qualquer uma pode conseguir, não serve pra mim. Essa é a explicação pro "dedo podre" de algumas mulheres. Mulheres, assim como homens, tem que conquistar, além de serem conquistadas.
Cortando metade do meu texto para conluir finalmente, vamos concordar, homens e mulheres, que com todos nossos problemas(ou, na grande parte, solucões), somos felizes por sermos, ainda, homens e mulheres convivendo um com o outro.

Beijo, querido!
(texto polêmico, hein?! haha)
xxxx

crispagnoncelli disse...

eita... mandou bem no texto de reabertura do brógue né meu nego?! escolheu bem o tema! as mulheres são polêmicas mesmo! :P
fiquei tao interessada que voltei aqui pra ver os comentários! hahahaha... beijão grande e bom final de semana! :*