sábado, 1 de maio de 2010

.aprenda a escutar

Depois que fiz um post relativamente polêmico neste blog conversei com algumas pessoas (mulheres) e escutei críticas construtivas, elogios e aprendi mais um pouco sobre assuntos relativos ao que escrevi. Aprendi que na maioria das vezes o que temos que fazer é escutar, que em algumas situações faltarão palavras, sejam para aconselhar, acalentar, acalmar ou simplesmente confortar. Descobri que talvez o melhor amigo não seja aquele que irá dar conselhos para que a pessoa solucione seus problemas. Não seja aquele que expõe seu ponto de vista ou que simplesmente diz eu entendo. Talvez o melhor amigo seja aquele que escute, preste atenção e por um momento viva junto com a pessoa aquele momento. Quem fala não quer piedade e na maioria das vezes sequer ser compreendida. O simples falar pode ser um ato de colocar a angústia para fora e desafogar a alma. Aprendi com tudo isso que se você quer ajudar um amigo você terá que alertá-lo para o fato de as decisões serem tomadas de cabeça quente, no fervor dos acontecimentos, mas também deverá se comedir em qualquer conselho que você dê. Isso porque a cada intervenção dizendo que o que você acha acabará explicitando seu ponto de vista e com isso dando opinião. As opiniões podem ser facilmente confundidas com conselhos e assim você estará ajudando as pessoas a decidirem e, nem sempre elas precisam de ajuda para decidir, afinal tem coisas que só cabem a elas. Sendo assim qualquer decisão só diz respeito a cada um. Por mais que a empatia te coloque na mesma situação da pessoa e te faz sofre, viver e sentir as mesmas coisas que ela, nós nunca poderemos estar no lugar e consequentemente decidir qualquer assunto delas. Contudo só posso dizer que quanto mais escutarmos os outros atentamente estaremos sendo verdadeiros amigos. Tomar partido não é a melhor solução, se colocar no lugar não te fará entender tudo e a empatia pode ser perigosa, pois a decisão dos outros pode ser influenciada pela decisão que tomaríamos. Aos que precisam falar continuem falando e aos que precisam escutar façam isso com toda atenção do mundo!

PS: Não pensem nessas coisas escutando "Último Adeus - Paulinho Moska" como estou fazendo, pois pode ser algo traumático! Agora, se você gosta do sentimento à flor da pele faça isso!

2 comentários:

Alberto disse...

Só ouço barulho demais.

Marina disse...

Por isso você se torna um bom amigo. Por ouvir. Saber ouvir porque temos dois ouvidos e apenas uma boca. A mulher (mulheres, todas no caso, generalizando mesmo)tem a necessidade de falar, de colocar pra fora tudo que aflinge esses corações malucos e nada melhor do que um bom amigo pra você poder contar seus podres e seus medos sem que isso possa um dia se voltar contra voce mesmo. Só um bom amigo entende que ser amigo as vezes é só estar do lado, só isso :)))